O excomungado vai para o inferno?

Existem dois tipos de excomunhão: a “latae sententiae” e a “ferendae sententiae”.

Para o Código de Direito Canônico os motivos para que se aplique a excomunhão “latae sententiae” são: a heresia, o cisma, a violência contra o Papa, a consagração de um bispo sem mandato do pontífice, a realização de um aborto, a profanação da Eucaristia, a absolvição de um “cúmplice” em caso de relações sexuais e a violação do segredo da confissão, diz o Código.

A maioria dos casos de excomunhão é tratada pela Santa Sé, pelo Papa diretamente ou pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Para faltas menos graves, existe a “ferendae sententiae”, pela qual a autoridade competente abre um processo que pode concluir com a sentença de excomunhão.

 

O Código de Direito Canônico, que contém as leis que regem a Igreja, determina:

 

Cân. 1331 — § 1. O excomungado está proibido de:

1.° ter qualquer participação ministerial na celebração do Sacrifício Eucarístico ou em quaisquer outras cerimônias de culto;

2.° celebrar sacramentos ou sacramentais e receber sacramentos;

3.° desempenhar quaisquer ofícios ou ministérios ou cargos eclesiásticos ou exercer atos de governo.

  • 2. Se a excomunhão tiver sido aplicada ou declarada, o réu:

1.° se intentar agir contra a prescrição do § 1, n.° l, deve ser repelido ou a ação litúrgica deve cessar, a não ser que obste uma causa grave;

2.° exerce invalidamente os atos de governo, que, em conformidade com o § 1, n.° 3, são ilícitos;

3.° está-lhe vedado usufruir dos privilégios antes concedidos;

4.° não pode obter validamente qualquer dignidade, ofício ou outro cargo na Igreja;

5.° não faz seus os frutos da dignidade, do ofício ou de qualquer outro cargo, ou da pensão que porventura tenha na Igreja.

Em linhas gerais, o excomungado não pode receber os sacramentos, e nem assumir qualquer cargo por menor que seja na Igreja.

 

O excomungado vai para o inferno?

inf1

A excomunhão não é uma condenação ao inferno. É a sanção judicial máxima da Igreja e significa a exclusão de um notório pecador da comunhão com os fiéis (alguém que é “ex-comungado” está “fora da comunhão“. A excomunhão tem a intenção de advertir o pecador de que ele precisa se arrepender [do(s) pecado(s) cometido(s)].

 

O que é heresia?

O Catecismo da Igreja Católica define a heresia do seguinte modo:

“Incredulidade é negligenciar uma verdade revelada ou a voluntária recusa em dar assentimento de fé a uma verdade revelada. Heresia é a negação após o batismo de algumas verdades que devem ser acreditadas com fé divina e Católica, ou igualmente uma obstinada dúvida com relação às mesmas; apostasia é o total repúdio da fé cristã; cisma é o ato de recusar-se a submeter-se ao Romano Pontífice ou à comunhão com os membros da Igreja sujeitos a ele” (CIC  §2089).

Para ser culpado de heresia, uma pessoa deve estar obstinada (incorrigível) no erro. Uma pessoa que está aberta à correção ou que simplesmente não tem consciência de que o que ela está dizendo é contrário ao ensinamento da Igreja, não pode ser considerada como herética.

 

É importante salientar que só pode ser excomungado quem professa a fé católica, pois quem não é católico já está logicamente fora da comunhão com a Igreja.

 

Excomungados modernos:

padrebeto

Padre Beto foi excomungado por apoiar uniões gays , achar normal infidelidade conjugal com consentimento das partes e outras ideias diferentes da fé católica. Ele fundou uma Igreja própria para propagar seus ensinamentos.

padre-wilson

Padre Wilson foi recentemente excomungado pois se uniu a um grupo recentemente separado da Comunhão Anglicana. Trata-se de um grupo que se denomina “Movimento Anglicano no Brasil”. Segundo o site da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Movimento Anglicano é “uma outra entidade, sem vínculos eclesiásticos/legais com a Comunhão Anglicana, um modelo de igreja independente, construído sem os traços substanciais marcantes das Igrejas Anglicanas”

image (3)

Emmanuel Milingo era exorcista e foi arcebispo emérito de Lusaka, Zâmbia. Casou-se em 2001 com a médica coreana Maria Sung. O casamento realizou-se em Nova York, no Hotel Hilton, celebrado pelo reverendo Moon, fundador da Igreja da Unificação. Foi excomungado, perdoado e excomungado novamente.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado